English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DEATH

Mundialmente considerada como uma das bandas mais influentes do Death Metal, a história do Death teve início no ano de 1983, quando o guitarrista e vocalista Chuck Schuldiner e o guitarrista Rick Rozz se juntaram ao baterista e vocalista Barney "Kam" Lee para formarem seu primeiro grupo, o Mantas.



Inspirados principalmente por bandas como Venom, Slayer, Mercyful Fate e também outras do movimento “NWOBHM” (“New Wave Of British Heavy Metal”; bandas como Blitzkrieg, Diamond Head, Witchfinder General, Holocaust, Iron Maiden, Angel Witch, etc...), o trio começou a forjar as suas primeiras composições, enviando-as a vários "Tape-traders" (colecionadores de demo tapes e gravações em fitas). Entre os anos de 1984 e 1986 somam um total de 25 demos gravadas, incluindo ensaios e pequenas apresentações ao vivo.



Numa destas sessões foi produzida a demo intitulada “Death by Metal” de 1984, contendo cinco canções, que apesar de terem sido gravadas em condições precárias, obteve aceitação acima do esperado por parte do público.

Mas embora tenham gozado de um efêmero reconhecimento devido sua originalidade, os integrantes do Mantas presumiram que não foram recebidos com o devido crédito por todos da cena, que até então era dominada por bandas como o Possessed, formada por quatro outros estudantes do ensino médio da cidade de São Francisco, o Hellhammer (que mais tarde se tornaria o Celtic Frost) e o britânico Venom.




"Muitas pessoas nos subestimaram, nós recebemos um monte de merda da cena de bandas locais. Todas as bandas dos arredores (Orlando) acharam que nós eramos pura merda. Nós éramos muito barulhentos naquela época, mas estávamos colocando pra fora o “Death Metal Bruto”, e isso era muito para a compreensão das pessoas.” - Chuck Schuldner

Ainda em 1984, o Possessed, o Celtic Frost e algumas outras bandas haviam gravado suas demos e o estilo batizado de Death Metal estava ganhando forças no Underground. Entretanto, no início esse estilo falhou no quesito que dizia respeito a grandes audiências em termos de público ou em atrair a atenção dos selos especializados. Como o próprio Chuck Schuldiner colocou, as composições e os músicos da época não eram levados a sério.

No mesmo ano, a demo do Possessed chegou até as mãos do produtor Brian Slagel, que então lançou a faixa "Swing Of The Axe" na coletânea "Metal Massacre Vol. 6". Eventualmente, isso levou o Possessed a assinar com a gravadora Combat Records, lançando posteriormente seu debut álbum “Seven Churches”. Esse disco é considerado por muitos como o primeiro do gênero a ser lançado, e serviu de influência para muitos outros artistas da atualidade. Com guitarras rápidas e agressivas, e um vocal extremamente brutal, essa gravação foi a reação crua do novo estilo de Metal que então nascia; uma forma precursora, que mais tarde foi aperfeiçoada por Chuck Schuldiner em "Scream Bloody Gore" e merecidamente categorizada em um gênero separado, agora chamado Death Metal. Anos mais tarde em uma entrevista, Chuck citou "Seven Churches" como uma das maiores influências para o álbum de estréia do Death.
 
 Apesar de ter adquirido uma boa musicalidade, o Death Metal ainda não tinha uma boa reputação, em conseqüência de sua imagem mórbida e de suas letras consideradas repulsivas, e imediatamente o estilo foi associado ao satanismo. A maioria das coisas que acontecia na cena escandinava não tinha nada a ver com a música, porém algumas pessoas pregaram que aquela música estava sendo usava para promover o satanismo e anti-cristianismo. Na cena da Flórida porém, as coisas eram totalmente diferentes. Havia sim algumas bandas cujas letras falavam de satanismo, mas não na forma dogmática ou destrutiva. Era para muitos como uma forma de entretenimento.










*Biografia em construção. Dedicada a uma pessoa muito especial para mim, que como eu também é fã dessa grande horda.

Um comentário: